Retalhos Como Francisco e Clara de Assis, a Fraternidade a todos saúda em Paz e Bem!Retalhos

2 de novembro de 2017

1 de novembro - Solenidade de Todos os Santos


Introdução à Liturgia:
A Igreja celebra neste dia a festa de Todos os Santos, convidando-nos a associarmo-nos a todos aqueles que seguiram o caminho de Jesus e por Ele chegaram à plena comunhão com o Pai. Celebrar esta solenidade não é uma forma, como muitas vezes se ouve, de fazer memória dos ‘santos anónimos ou daqueles que consideramos menores no caminho da santidade’. No entanto, a solenidade de hoje não tem esse sentido nem isso faria sentido: Celebramos hoje a nossa vocação à santidade e de todos aqueles que a viveram em plenitude.

Introdução às Leituras:
A primeira leitura, num texto muito belo do Apocalipse, diz-nos que todos são chamados, sem conta nem números e que a simbólica do texto é apenas e tão só uma forma de realçar essa infinitude, alargada a todos os povos e culturas, não conhecendo limites, pois a todos é dada a gratuidade da salvação pelo banho regenerador do baptismo.

A segunda leitura fala-nos do amor de Deus testemunhado e oferecido em Jesus Cristo; é nesse amor e por esse amor que nos tornamos filhos de Deus e essa é a santidade plena e total. É dela que nos devemos tornar sinais no mundo que hoje cada vez mais desconhece a santidade.


O Evangelho apresenta-nos o que de mais bonito Deus nos oferece: as Bem-aventuranças. Esse é o caminho, o método e a estratégia da santidade cristã. Não precisamos de inventar nada, mas apenas de viver em plenitude essa proposta de ‘Nova-Lei’ que Jesus nos propôs.
Padre João Lourenço, OFM 

0 comentários:

 
© 2007 Template feito por Templates para Você